É Fantóstico!

                O programa estreiou há mais de 35 anos, mas até hoje continua sendo referência tanto como um portal de notícias, quanto para o tradicional domingo em família. Desde o seu início, o programa semanal apostou em uma estrutura completamente inovadora e diferenciada dos outros programas jornalísticos que se conhecia até então. O Fantástico, além de narrar fatos que aconteceram no mundo durante a semana, injetou em sua grade entretenimento de diversas áreas. Da política à educação, o programa traz toda semana reportagens dos mais diversos temas, que atingem todas as classes e faixa etárias. De uma forma descontraída e subjetiva, os apresentadores, mais de 30, que passaram pelo programa durante todos esses anos, interagem com o público de forma clara e acessível, trazendo para toda a família um programa divertido e informativo.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

            Com o passar dos anos, apresentadores “titulares”, interinos e responsáveis por quadros específicos, foram saindo, dando espaço para novos jornalistas e comunicadores. Como não podia deixar de acontecer, com cada novo apresentador, vinha junto uma nova forma pessoal de apresentar e de se impor frente ao público. Hoje ao comando de Patrícia Poeta, Zeca Camargo e Tadeu Schmidt, o Fantástico chega as nossas telas com uma nova configuração. Já típico de programas semanais, a emissora começa a apresentar chamadas dias antes de o programa ir ao ar, já preparando e instigando o telespectador a estar “programado” para ele, naquele determinado dia. Dessa forma, a emissora acaba criando expectativas, naturais, já que durante quase toda a semana, anuncia-se sobre “aquela” entrevista exclusiva, ou sobre “aquela” denúncia sobre o Ministério Público. Com uma alta expectativa, muitos espectadores têm se desapontado com a qualidade das entrevistas tão prometidas durante a semana, ou até mesmo com a qualidade das perguntas, vale ressaltar, muitas vezes banais a certos entrevistados, como foi o caso da entrevista com o jogador Ronaldo, o Fenômeno, após um episódio com travestis na cidade do Rio de Janeiro.

            Com um visual bem mais moderno do que quando começou, a revista eletrônica disponibiliza de vários artefatos tecnológicos e comunicacionais, o que permite uma visão mais profunda de assuntos específicos, como o que foi apresentado em um certo domingo, expondo versões de um acontecimento no Brasil, e versões do mesmo fato na Argentina, permitindo ao público uma “globalização” de acontecimentos, e criando um paralelo entre o geral e o específico.

            Outro fato tão desconcertante quanto às perguntas e indagações banais em certas reportagens é a mudança rápida de feição e tom de voz, acompanhada da mudança de tema exposto pelos apresentadores. Certas vezes, a mudança é tão drástica, que chega a soar como falso aos telespectadores. Sabe-se que o caráter informal do programa é que o faz ser tão sucedido como é, mas essa informalidade certas vezes, chega a se confundir com exposição de pontos de vista, e “pessoalidade”. Todavia, o Fantástico é um dos poucos programas televisivos que mostra a realidade como fato democrático, chegando a todas as classes econômicas, fazendo-as entender e se sentir dentro de todo esse universo. A “revista eletrônica” é sem dúvida um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira, e é através dele, que boa parte da população que não tem acesso ou entendimento a outros programas durante a semana, separa especialmente o domingo à noite para dividir os acontecimentos do mundo com sua família e amigos.

Anúncios
Published in: on maio 19, 2009 at 3:06 pm  Deixe um comentário  
Tags: , , , ,

The URI to TrackBack this entry is: https://jessicamelo.wordpress.com/2009/05/19/e-fantostico/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: